segunda-feira, 8 de agosto de 2011

HOMOSSEXUALISMO NA FAMÍLIA... O que fazer?

Olá amigos...
Para este mês de agosto, gostaríamos de saber a sua opinião sobre este tema e chegarmos a uma conclusão para que possamos orientar várias famílias que estão vivenciando uma situação semalhante, sem saber que rumo tomar e qual a melhor forma de conviver com o comportamento homossexual dentro de casa.
A pergunta chave do comportamento homossexual durante séculos tem sido: “Poderia ser a homossexualidade uma simples questão de ‘opção'? Uma questão de escolha do indivíduo em relação à sua sexualidade? Ou seria algo incontrolável, um traço hereditário e imutável?” Este traço, por levar a um comportamento no qual a sexualidade, a libido, é despertada para um indivíduo do mesmo sexo.
Atualmente, sabe-se que existem evidências de que os genes influenciam este traço da personalidade e cuja manifestação pode depender de influências ambientais, culturais e/ou físicas como, por exemplo, devido a hormônios do ambiente intra-uterino. A influência puramente cultural na sexualidade humana deve ser descartada uma vez que somente ela não explicaria a grande quantidade de indivíduos que, apesar de enorme esforço para mudar de ‘opção sexual' em virtude de pressão familiar, religiosa e social, para que adotassem um comportamento sexual padrão, fracassaram. Então, podemos deduzir que o homossexualismo deve ter também um componente genético que independe de uma escolha consciente. Como a maioria dos instintos, provavelmente, a homossexualidade deve ser causada por vários genes o que permitiria variados graus de homossexualismo.
Além disso, pesquisas recentes mostram que cerca de 10% da população são homossexuais. Um número muito grande em termos estatísticos. O fato de existir uma quantidade relativamente grande de homossexuais na população impede de lançarmos mão do “argumento mutagênico”. Sabemos que existem mutações genéticas deletérias, aquelas que causam a morte de seu portador. Mas estas mutações são muito raras uma vez que levam à morte seu portador juntamente com seus genes. Por isso o paradoxo homossexual sempre foi um problema espinhoso para os evolucionistas. O comportamento, melhor dizendo, a atração homossexual sempre intrigou os cientistas do comportamento humano, principalmente os psicólogos evolutivos.
Entretanto, pode-se argumentar que a pressão social contra este comportamento, na forma de preconceito anti-homossexual, poderia inviabilizar qualquer pretenso benefício genético.  Atualmente o poder religioso, principalmente nas modernas sociedades ocidentais, tem declinado bastante permitindo que o estigma homossexual deixe de ser visto como algo pecaminoso ou associado a algum comportamento imoral permitindo que as vantagens genéticas do traço possam suplantar o preconceito. 
E você? O qual a sua opinião a este respeito? Queremos saber. 
Clique em comentário. Digite e poste o seu comentário. Aparecerá a opção: Comentar como(escolha a opção Anônimo) e confirme o seu comentário.

Pr. Miro Pereira
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Muito bom o tema mas difícil de opinar. Acredito que somente quem passa por uma situação desta é que poderia falar com propriedade, fora isto, dificilmente poderia opinar sem dar um tom preconceituoso, até por não concordar com esta prática. Sei lá... muito difícil.
    Abraços a tds.
    Antonio Carlos

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito que a família deveria ajudar a pessoa que está passando por esta situação não com críticas e sim com muito carinho, conversando para saber o que a pessoa está sentindo e procurar saber a causa. Nem todos que sentem esta atração física por pessoas do mesmo sexo gostariam de sentir o que sentem. Criticar é muito fácil, o difícil é ajudar a superar este sentimento que entra sem pedir licença e se torna um enorme incomodo. O pior de tudo é a intolerância. Parabéns pela iniciativa do blog por permitir opnar sobre este assunto que sem sombra de dúvidas é um tabu. :)Vera Machado

    ResponderExcluir
  3. Eu sou contra a violência física e verbal contra qualquer pessoa.
    eu tenho parentes homossexuais..o fato de ser homossexual não muda o amor que sinto por elee muito menos o quanto ele é importante na minha história.

    Eu sou contra a questão de um homossexual não ser tratado com respeito....
    Mais hoje em dia se vc fala pra ele que ele esta fazendo as coisas contra a vontade de Deus ele já acha que vc esta sendo preconceituoso quando na verdade, vc esta falando o que a biblia nos ensinou....Na biblia esta escrito que tal relação, tal união é abominação diante de Deus....

    INDEPENDENTE DA OPÇÃO SEXUAL VC MERECE O MEU RESPEITO COMO PESSOA, COMO PROFISSIONAL E COMO IRMÃO ...

    ResponderExcluir
  4. A Palavra é clara, e é eterna...
    Saiba que Satanás é o líder de todos os rebeldes, e quem se rebela o segue

    NÃO VOS ENGANEIS

    (I Coríntios 6,9-10)
    Acaso não sabeis que os injustos não hão de possuir o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os difamadores, nem os assaltantes hão de possuir o Reino de Deus.

    Então o que querem os Cristãos é simplesmente a libertação dessas pessoas da escravidão do pecado!


    VOLTE AO SENHOR E ELE TE PURIFICARÁ PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO

    NÃO SE DEIXE DOMINAR POR COISA ALGUMA!

    (I Coríntios 6)
    11. Ao menos alguns de vós têm sido isso. Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados, em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.
    12. Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não me deixarei dominar por coisa alguma.
    13. Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos: Deus destruirá tanto aqueles como este. O corpo, porém, não é para a impureza, mas para o Senhor e o Senhor para o corpo:
    ass. Germano

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Amanda e tenho uma tia lésbica e um primo gay (que eu tenha conhecimento).
    Tenho duas amigas lésbicas (uma é minha melhor amiga) e vários amigos e conhecidos gays, isto fora alguns conhecidos da igreja que são ex-gays (podem espernear, mas eles existem sim). Cada um faz a sua escolha... mas também não sou a favor de me criminalizarem simplesmente pq não acho normal.
    Da mesma forma que respeito a opinião e as escolhas dos gays quero que respeitem a minha, não que obriguem a calar a boca. Respeito mas sou completamente contra este comportamento e tenho pra mim que são forças ocultas que se apoderam destas pessoas.

    ResponderExcluir
  6. O que fazer eu não sei mas posso contar como foi em casa quando soubemos do meu irmão. Quase todo mundo reagiu com preconceito, o que já esperávamos, acho que por isso ele demorou tanto tempo pra sair do armário.
    Das pessoas mais importantes pra ele, vulgo, eu, meus pais e nosso outro irmão, eu fui a única que aceitou na boa. Os outros embora já desconfiassem, não lidaram muito bem.
    Hoje em dia ele tá bem, ainda enfrenta preconceito, piadinhas, fazer o que né?! Mas no geral tá feliz. Se sentindo mais livre.
    (Tania Arthaud)

    ResponderExcluir
  7. ´não tem esse caso na minha familia mais sempre tem um preconceito mais fazer oq cada um cada um.
    O IMPORTANTE É SER FELIZ
    VALÉRIA

    ResponderExcluir
  8. Salete Lemos diz:
    Difícil comentar mas acredito q quem passa por esta situação deva recorrer tão somente a Deus para buscar uma libertação. Não adianta querer ver as coisas com normalidade por q não é. Acredito ser um desvio emocional que não deve ser ignorado mas combatido com amor, oração e renuncia pelos princípios morais. O problema existe, está presente e deve ser tratado. Não vejo como uma doença e sim como um sintoma neorológico que além da ajuda de profissionais da psicanalise é necessário a fé em Deus para obter um estado comportamental e emocional definido. Esta é a minha opinião, sem querer ofender quem pensa diferente.

    ResponderExcluir
  9. Vou escrever um coments na real do to passando.
    To quase entrando em crise, tenho 25 anos e sou gay, o problema é que não consigo me relacionar com cara algum pq não gosto de sexo. ja procurei ajuda, o psicologo disse que por ter tido problema com meu pai quando criança, por ele ter sido um pai ausente, eu vejo homens como uma forma de proteção, um apoio, e que eu não goste de sexo pq meu inconciente ache isso errado. Só transei até hoje uma vez e odiei. Não sei mais oque fazer, como pode um gay não gostar de sexo? Infelizmente este tem sido o meu dilema.
    M.F.O

    ResponderExcluir
  10. meu filho contou para nois euu e minha esposa nao é facil minha esposa nao aceita, eu trabalho na saude é uma barra mais temos qe dar força ele continua sendo meu filho mais ainda pois aora que el precisa de mim.

    ResponderExcluir
  11. Não sei nem o que opinar a este respeito. Pra quem acredita nas Escrituras Bíblicas a prática ou mesmo opção é pecado e condenável. Só sei que tem gente que pensa diferente, eu fico meio intrigado e fica difícil conviver dentro de uma igreja com pessoas que optaram, sei lá, são homossexuais ou homoafetivos como preferem ser chamados. Não sei, tem gente que acha que não passa de preconceito.
    **Cotia/São Paulo**

    ResponderExcluir
  12. Oi pessoal, tenho um amigo que ele é gay e não sabe dizer o pq. Ele não gosta de falar sobre isto e qdo tento conversar sobre isto ele se torna agressivo. Nem ele sabe explicar. Sou amigona dele e não critico ele, sou amiga pelo que ele é a propósito me chamo Irene e não sou homossexual.

    ResponderExcluir